quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Já ouvi isto em qualquer lado ?!

Esta é a historia de Apollonius de Tyana “filosofo” nascido (segundo os registos) no médio oriente na mesma altura que Jesus Cristo.

Naquela zona existia uma crise existencial profunda ... para se fazer novas leis tinha-se que “fazer esquecer” as antigas ... o objectivo era assegurar o poder na zona ... famílias mudavam de cidades e de nome na tentativa de fugir ás perseguições. Foi nesse ambiente que nasceu Apollonius ... segundo registo no ano 7 Antes de Cristo (curiosamente data “oficial” do nascimento de Jesus).

Apollonious, quando novo, passou muito tempo a estudar as escrituras com os Essénios (casta mais antiga dos Judeus) ... e a todos surpreendia com os seus conhecimentos e sabedoria natural. Ele sabia tudo sobre as escrituras, símbolos sagrados e a obra da criação ... cresceu a ensinar segredos que estavam esquecidos.

Na idade adulta era visto a curar as pessoas que a ele se dirigiam apenas com o seu toque ... não só curava como também ensinava como se fazia (estranho não?).
As suas historias espalharam-se por toda aquela zona do médio oriente ... e começaram a ser contadas por pessoas que anunciavam ao povo a chegada de um Messias. A sua fama espalhou-se rapidamente e muitos mostravam interesse em conhece-lo ... devido a isso ele começou a ensinar a sua sabedoria ... começava os seus discursos dizendo TODOS SOMOS DEUS!

Quando não estava a ensinar gostava de passear na rua e conversar com as pessoas ... registos da época dizem que parecia nunca parar, cansar-se, comer ou até dormir ... e que a palavra NÃO nunca fez parte do seu vocabulário.

Enfim ... como em outra historia que conhecemos também ele ensinou coisas que “ofenderam” muitas pessoas e a sua fama chegou até Roma ... e também ele foi chamado a Pilatos para que fosse julgado ... e também ele foi condenado á morte ... e também ele morreu na cruz e ressuscitou ... mais uma versão para a mesma história ou a verdadeira história?

NOTA: A sua história foi contada por Damis seu alegado “discípulo” ... sendo, depois da sua morte, confiscada pelo império Romano ... e mais de 300 anos depois serviria de base para a nova religião de Roma!!

Afinal quem se inspirou em quem?
Será esta a verdadeira história?
Será que os Romanos apenas alteram os nomes?

HappYCrickeT
Pense o que quiser Acredite no que quiser!

3 comentários:

Unknown disse...

Resposta dificil! mas leva-me a pensar se terá sido a fonte de inspiração para os nossos politicos ?

Normalmente só mudam msm os nomes ... a história é sempre a mesma.

Anónimo disse...

Bem... Eu tinha uma ideia disso da religiao... Diferente.. Mas sendo eu Agnóstica... tudo é bem vindo... e recentemente vi um filme que me fez duvidar de muita coisa (que de certa maneira ja desconfiava mas que nunca tinha provas os teorias firmes)... Ve o filme... Vale a pena...

www.zeitgeistmovie.com

Greetz

Mike disse...

O que é certo é que ao longo da história dos romanos eles nunca tiveram nem religião, nem cultura deles... sempre se apoderaram de outros princípios e ensinamentos... quem sabe a verdade?