sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A Caixa de Pandora - A esperança é a última que morre.

Segundo a lenda grega, Prometeu criou o homem de argila e roubou a chama sagrada de Hélio (Deus Sol) para dar-lhe o sopro da vida.

O objectivo era criar alguém para o ajudar a “tomar conta” da sua mãe Gaia (ou seja a Terra). O Homem era imortal e assexuado … e reproduzia-se de forma rápida.

Zangado com esta ousadia (de roubar a chama) Zeus … condenou Prometeu a ficar acorrentado no alto de uma montanha … onde todos os dias um corvo gigante lhe vinha comer as vísceras que depois durante a noite se regeneravam … ficando assim fadado a sentir dores por toda eternidade.

Antes disso acontecer ele deixou uma caixa a seu irmão Epmeteu com todos os males que poderiam atormentar o homem … pedindo-lhe que não deixasse ninguém aproximar-se dela.

Os homens começaram a devastar a Terra … a fim de castigá-los os deuses reuniram-se e criaram a primeira mulher … que foi baptizada como Pandora tendo sido incumbida de seduzir Epmeteu e abrir a caixa.

Na sua criação participaram vários deuses … Hefestos moldou sua forma a partir de argila, Afrodite deu-lhe beleza, Apolo deu-lhe talento musical, Deméter ensinou-lhe a colheita, Atena deu-lhe habilidade manual, Poseidon deu-lhe um colar de pérolas e a certeza de não se afogar, e Zeus deu-lhe uma série de características pessoais.

Pandora conseguiu os seus objectivos … uma noite depois de estar com Epmeteu e este ter adormecido num “sono profundo” ela foi e abriu a caixa deixando escapar os males que nela estavam … mentira, doenças, inveja, velhice, guerra e morte … assustada com tudo isto fechou a caixa antes que saísse a última coisa lá guardada … o mal que acaba com a esperança.

Por isso a esperança é a ultima a morrer.

(Alteração ... )

Duas histórias (Homem e Pandora e Adão e Eva) separadas por muitos anos com tantas semelhanças ... Pandora responsável pelos males do Homem e Eva pela sua expulsão do paraíso ... será mera coincidência?

HåÞÞ¥¢r¡¢këT


4 comentários:

Anónimo disse...

Eu penso
que neste Blog
falta mais divulgação
para que quem Pensa
Logo Exista

Prof. Tiago Cordeiro disse...

muito bom!!!

Prof. Tiago Cordeiro disse...

muito bom!!!

Prof. Tiago Cordeiro disse...

muito bom!!!