segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Bell não inventou o telefone.

Pouca gente sabe mas, Alexander Graham Bell (1847-1922) não foi o inventor do telefone mas sim um pobre imigrante italiano de seu nome Antonio Meucci (1808-1889).

Mais ou menos em 1854 Meucci construiu um telefone mecânico (não eléctrico) para ligar o escritório com o seu quarto localizado no segundo andar por causa do reumatismo da sua esposa.
Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção e acabou por vender o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell … que em 1876 patenteou a invenção como sendo sua.

Meucci processou-o, mas acabou por falecer durante o julgamento e o caso foi encerrado.

Em 1874, Meucci chegou a mostrar alguns dos modelos que concebera ao vice-presidente da Western Union Telegraphs que, dois anos depois, foi surpreendido ao ler nos jornais sobre a grande "criação" de Bell.

Em 1887 a justiça chegou a tentar anular a patente de Bell mas, como o único documento que citava a invenção do italiano, era um modesto registro em cartório datado 1871, os juízes consideraram que a anulação não poderia ser sustentada.

Assim, Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone … mas o trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente e em 11 de Junho de 2002 o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma resolução na qual o reconheceu como o inventor do telefone.


HåÞÞ¥¢r¡¢këT

Sem comentários: