sexta-feira, 4 de maio de 2007

Adão e Eva.

A Eva …

Em meados dos anos 80 pesquisadores da Universidade da Califórnia concluíram que os Humanos descendem todos de uma única mulher que viveu á cerca de 150 mil anos … á qual chamaram Eva Mitocondrial.

Esta foi assim chamada devido ao facto de se basearem em analises do ADN mitocondrial que é transmitido pela linhagem feminina e que ao sofrer mutações é passado de Mãe para Filha ao longo das gerações.

Foi construída uma árvore genealógica para o Ser Humano com base na Eva Mitocondrial (grande avó de todos nós!) … não significando isso que ela fosse a única mulher existente na sua época mas sim a única que produziu linhagem directa de descendentes por linha feminina.

Assim sendo temos uma EVA Mitocondrial que terá existido á 150 mil anos!

O Adão …

Testes de ADN efectuados em meados dos anos 90 por Spencer Wells provam que todos os Homens descendem de um antepassado comum que viveu há cerca de 60 mil anos algures entre a Etiópia e a Tanzânia.

Estes testes têm como bases análises de ADN realizadas ao cromossoma Y masculino que é transmitido pela linhagem masculina e que ao sofrer mutações é passado de Pai para Filho ao longo das gerações.

Sendo assim com os testes de ADN é possível “andar para trás” e construir a nossa arvore genealógica descobrindo assim a nossa origem … esse “Adão” não seria o único Homem na Terra … mas sim o único que produziu linhagem directa de descendentes por linha masculina.

Assim sendo temos um Adão Cientifico que terá existido á 60 mil anos!

Parece então que a EVA chegou primeiro que o ADÃO … pelo menos a nível cientifico.

Então (tirando alguns pormenores) o Génesis da bíblia poderá não estar assim tão errado … todos nós descendemos que um grande antepassado comum … um ser Masculino ou Feminino que algures no tempo conseguiu sobreviver e dar origem a todos os habitantes deste planeta.

“E formou o Senhor Deus o HOMEM do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o HOMEM tornou-se alma vivente.” Génesis 2:7

HåÞÞ¥¢r¡¢këT



Sem comentários: