terça-feira, 5 de dezembro de 2006

O Pai Natal não é da Coca-Cola …

A personagem do Pai Natal foi inspirado em S.Nicolau Arcebispo de Mira (Santo padroeiro da Rússia, da Grécia, Noruega e das Crianças)que no Sec. IV costumava ajudar anonimamente (crianças principalmente) que estivessem em dificuldades financeiras colocando um saco com moedas de ouro nas chaminés das suas casas.

A associação de S. Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha onde no dia 6 de Dezembro (data da sua morte) se celebrava o dia de S. Nicolau e onde se davam prendas às crianças que se portavam bem … depois de algumas reformas na Igreja o Menino Jesus (cujo “nascimento” foi a 25 de Dezembro) foi “transformado” no distribuidor de prendas … com o passar dos anos, as tradições de 6 de Dezembro e 25 de Dezembro foram se juntando, e a distribuição de prendas de S. Nicolau foi “transferida” para o Natal, transformando-o no “nosso” actual Pai Natal (Nota1: Em 1969 a tradição do dia 6 de Dezembro foi retirada do calendário oficial romano).

Em 1822 Clemente Moore, um professor de literatura grega em Nova Iorque escreveu um poema chamado “Uma visita de São Nicolau” ... nesse poema ele relata a versão de que S. Nicolau viajava num trenó puxado por renas (transporte usado na Escandinávia)... e entrava pela chaminé das casas (Nota2: Não se sabe de onde veio esta tradição da chaminé … uns defendem que terá a ver com as tendas dos Lapões da Escandinávia cuja entrada era feita por um “buraco” no tecto, outros dizem, que tem a ver com o facto das chaminés serem limpas no final do ano … para se ter boa sorte no ano novo).

O visual actual do S. Nicolau/Pai Natal vem de Thomas Nast, cartonista americano, que em 1866 “criou” o Pai Natal que todos nós conhecemos nos dias de hoje.


Compilação das imagens de Thomas Nast no Semanário Harper’s Weekly.



Dizem que o Pai Natal é da Cola-Cola … mas afinal o da Coca-Cola só apareceu em 1931 …muito depois do Pai Natal de Nast aparecer no Semanário Harper’s Weekly em 1866.

Não acredite em tudo o que lê … pense!

HåÞÞ¥¢r¡¢këT
Pense … não custa nada!

7 comentários:

Anónimo disse...

eu li a página, mas não acreditei.

Pensa Logo Existe! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pensa Logo Existe! disse...

ñ percebi ... ?!?
ñ acreditou no que ?!?
eu ñ escrevo para q os outros acreditem ou ñ ... ñ é essa a questão.
quem quer lê ... pensa ... pesquisa + ... mas ñ tem que acreditar!

Cris disse...

Bem apanhado!!!!! Mas gosto mais do Menino Jesus....


Cris

Anónimo disse...

Gosto do teu blog!

Cris disse...

eu ca nao acredito, mas que eles existem, existem

Chapa disse...

Acredito! Então é a Coca-cola que é do Pai Natal.