terça-feira, 25 de julho de 2006

25/07 - O dia fora do Tempo

O dia fora do Tempo, foi celebrado pela primeira vez (oficialmente) em 1992, por um grupo pacifista intitulado “World Thirteen Moon Calendar Change Peace Movement”.

“Tabula Rasa” será a forma mais simples de explicar o principal intuito desta celebração; o recomeçar da vida, livre de rancor, em paz connosco e com os outros, liberando o que já não nos faz falta e abraçando o que de bom recebemos.

A celebração do Dia fora do Tempo tem vindo a ganhar popularidade ano após ano, em 2005, 364 das principais cidades Japonesas ergueram o seu estandarte oficial de Paz, tendo o mesmo acontecido no Brasil.

Mas onde tem origem uma celebração tão recente?
Como em tantos outros acontecimentos e eventos do nosso dia a dia, numa antiga civilização; a Maia.

A contagem do tempo Maia baseia-se em 13 ciclos lunares de 28 dias por ano solar, perfazendo 364 dias, mais um chamado de ‘Fora do Tempo’, entre o Ano Velho e o ano Novo. Pelo calendário Maia, o dia fora do tempo é o dia 25 de Julho.

Seja num contexto histórico/cientifico, seja num sentido de recomeçar do zero, nunca nos fará mal pararmos e pensarmos que necessitamos de um ponto neutro, um inicio, onde possamos balancear a nossa existência.


en - Obrigado Liliana! :)

V0RT3X
Man Of Science X Man Of Faith

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, caro amigo, nunca nos fará mal pararmos para pensar, balancear a nossa vida e recomeçar de novo. Mas não tem k ser neste dia, se bem k possa ser um bom incentivo para algumas pessoas...
É um bom dia para comemorar...

Guilherme Staine disse...

bom saber ,completei 18 anos e soh agora fikei sabendo q eh uma data diferente bom saber eu nasci nesse dia e sempre fui curioso e entusiasta sobre a civilizaçao maia e de como era a concepçao deles com o tempo
mto obrigado