segunda-feira, 22 de maio de 2006

A Teoria de Hubbert

O Petróleo e os outros combustíveis fósseis são o resultado de um processo geológico que se registou na Terra há milhões ... períodos de aquecimento global muito elevado provocaram a proliferação anormal dos organismos vegetais marinhos … estes por sua vez envenenaram a água provocando a morte generalizada dos outros organismos marinhos … um manto enorme de matéria orgânica em decomposição cobriu o fundo dos mares … e com o passar dos anos estes sedimentos que foram sujeitos a enormes pressões e alterações geológicas deram origem ao Petróleo e o Gás Natural que temos hoje. Os combustíveis fósseis não são renováveis, as suas reservas são finitas, e não estão a ser repostas. Esta é a verdade, apesar da aparente abundância destes recursos.
Hubbert criou um modelo matemático de extracção de petróleo em que a quantidade total de petróleo extraído segue uma curva logística. Esta curva apresenta a forma de um sino, e ficou conhecida como a curva de Hubbert.


Embora apareça mais associada à exploração petrolífera a curva de Hubbert também é válida para outros combustíveis fósseis como o Gás Natural, o Carvão e o Petróleo Não Convencional.

Dada a produção passada de petróleo e ignorando factores externos como a queda da procura, este modelo consegue prever a data de produção máxima para um campo petrolífero, múltiplos campos petrolíferos, ou um país ou região inteira. O ponto de produção máxima é normalmente chamado de Pico e o período após o pico é chamado de Esgotamento.

E quando tudo se começar a esgotar … estamos prontos para mudar?

Como será um mundo sem combustíveis fosseis?

нåÞÞ¥ ¢я!¢кэт
Man Of Science X Man Of Faith

Sem comentários: