segunda-feira, 10 de abril de 2006

As bibliotecas escondidas do Mar Morto e de Nag Hammad.

MAR MORTO Ano de 1947 - descobertos textos dos chamados evangelhos apócrifos (de origem essénia) … acidentalmente encontrados por um pastor beduíno.
NAG HAMMAD Ano de 1945 – descobertos textos dos chamados evangelhos apócrifos (de origem gnóstica) … acidentalmente encontrados por um pastor beduíno.

Verificou-se que estes textos encontrados no Mar Morto foram na sua maioria escritos (em pele de carneiro) antes da era cristã e guardados em rolos dentro de vasilhas de barro. Os de Nag Hamad foram escritos em papiro e serão copias mais “recentes” (entre 365 dc e 367 dc) de documentos originais mais antigos.

As linguagens antigas usadas nos manuscritos são o aramaico e o copta … no trabalho de tradução recorreu-se muitas vezes ao auxílio de métodos modernos, utilizando computadores, para dispensar o seu manuseio, e a consequente deterioração, das peças originais. As dificuldades são muitas … para se formar um rolo é preciso juntar um grande número de fragmentos porque as "folhas" originais estão muito ressequidas e partidas.

Segundo a sua natureza os manuscritos podem ser divididos em 4 espécies: os bíblicos, os apócrifos (de apocryphom … livro secreto), comentários e os livros da comunidade.

Os Manuscritos do Mar Morto e de Nag Hamad são agora internacionalmente reconhecidos como leitura essencial na tentativa para compreender Jesus como um ser humano.

É sempre bom saber mais alguma coisa …

нåÞÞ¥ ¢я!¢кэт
Man Of Science X Man Of Faith

Sem comentários: