Viajar no tempo?
Se a teoria deste facto é conhecida e diz que viajar no tempo é possível … a prática é bastante difícil.
O tempo para nós comuns mortais é contínuo e absoluto … e até ao final do século XIX essa era a visão científica da altura, no entanto algo mudou quando um senhor chamado Albert Einstein se “lembrou” de inventar uma coisa chamada teoria de relatividade e dizer que afinal o tempo não é continuo (como dizia o senhor Isaac Newton) mas sim relativo.
Isto é … conseguiu provar matematicamente que o noção que temos do tempo é relativa e que depende de vários factores. Ironizou até dizendo mais ou menos isto “Ponha a mão dentro de um forno quente por um minuto e parecerá que esteve lá uma hora. Sente-se com uma bela senhora durante uma hora, e parecerá que esteve lá um minuto. Isto é relatividade.”
Basicamente o que ele consegui provar foi que, sendo a velocidade da luz é constante (300.000km/s), todo o que vemos na nossa cabeça não é mais que reflexo do tempo passado … pois será o tempo que a luz demora a percorre até chegar aos nossos olhos.
Confuso? Não … no fundo é muito simples … vejamos o exemplo que relaciona a teoria da relatividade com o facto de podermos viajar no tempo.
Quando olhamos para um relógio ao meio-dia em ponto, não olhamos exactamente para o relógio, mas sim para uma imagem dele. Se nos conseguíssemos afastar do relógio á velocidade da luz a imagem do relógio nunca nos atingia sendo assim seria sempre meio-dia e o tempo para nós estaria congelado.
Ok já paramos o tempo viajando á mesma velocidade da luz.
Até aqui tudo bem :)
Imaginemos agora um conjunto de imagens (uma espécie de onda) a viajar até nos a 300.000km/s se conseguíssemos viajar mais rápido que a velocidade da luz estaríamos á frente da onda e estaríamos a andar para trás no tempo “ultrapassando” todas as imagem geradas até ao meio-dia e o relógio pareceria estar a andar para trás … estaríamos então a viajar no tempo.
Ou seja viajar no tempo para o passado é, segundo a teoria da relatividade de Einstein, teoricamente possível se conseguíssemos arranjar uma forma de viajar mais rápido que a velocidade da luz (300.000km/s) … para avançar no tempo a “coisa” já é mais complicada.
Mais isso fica para outras historias :)
Filmes a ver … só para quem gosta e claro:
Donnie Darko (http://www.donniedarko.com/)
Butterfly Effect (http://www.butterflyeffectmovie.com/)
нåÞÞ¥ ¢я!¢кэт
Man Of Science
Sem comentários:
Enviar um comentário