sábado, 11 de fevereiro de 2006

Conhecimentos perdidos ...

O que aconteceu aos conhecimentos que os grandes povos Egípcios, Gregos, Azetcas, Maias e até os Incas tinham?

Há milhares de anos estes povos tinham conhecimentos profundos em várias áreas como a astronomia, física, química, geometria, matemática, arquitectura e até de medicina que desapareceram com o passar dos anos.

Os Egípcios construíram pirâmides com uma inclinação quase perfeita e orientadas milimétricamente em relação a algumas estrelas demonstrando grandes conhecimentos matemáticos e astronómicos.
Sabiam por exemplo que a altura da Pirâmide de Kéops, multiplicada por um bilhão, corresponda aproximadamente à distância entre a Terra e Sol, ou que um meridiano que passe pelo centro da mesma pirâmide divide a terra em duas partes exactamente iguais, ou ainda que a circunferência da pirâmide, dividida pelo dobro da sua altura dá o famoso numero pi ?

Os Azetcas, Incas e Maias também construíram pirâmides que os ajudavam a saber os tempos das culturas demonstrando também eles grandes conhecimentos em diversas áreas.
Sabiam por exemplo que em Chichén-Itza durante os durante os equinócios da Primavera e do Outono, quando noite e dia têm a mesma duração a sombra do deus serpente Maia passeia nos degraus da grande pirâmide, ou que os degraus das quatro escadarias da pirâmide mais a plataforma superior somam 365, numero de dias do ano, ou ainda que cada um dos lados alinha-se perfeitamente com um dos pontos cardeais?

Estes conhecimentos perderam-se durante a chamada Idade Média e só “recentemente” se começamos a “re-inventar”. A Idade Média na Europa significou mil anos de obscurantismo e de recuo nos conhecimentos que tinham de antigas civilizações (Grega, Romana e Egipcia entre outras) … isto influênciou todo o planeta e até mesmo a Oriente onde os povos Arabes e Chineses tinham feitos progressos em relação a várias àreas do conhecimento se começou entrar numa era de estagnação.

O que teria acontecido se, em vez de mergulharmos no obscurantismo a nivel mundial, tivéssemos conseguido assimilar todos esses conhecimentos de civilizações antigas?

нåÞÞ¥ ¢я!¢кэт
Man Of Science X Man Of Faith

3 comentários:

Anónimo disse...

"um meridiano que passe pelo centro da mesma pirâmide divide a terra em duas partes exactamente iguais"!!!!

Segue a definição de "meridiano":
do Lat. meridianu
s. m., círculo máximo que passa pelos pólos e divide a Terra em dois hemisférios;

Sem mais comentários...

Pensa Logo Existe! disse...

ok reformulo "... um meridiano (circulo máximo :P)que passe pelo centro da piramide divide a terra em dois hemisférios iguais ..."

Anónimo disse...

mas tb faziam sacrifícios humanos. é incrível como a inteligência nada deve à sabedoria.

é como o rego de sylvius, noninho. :)