quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Ragnarok - O destino fatal dos deuses.

Ragnarok é um texto escandinavo da antiguidade que descreve a batalha final entre os deuses e seus inimigos ... é passado num mundo em que homens e mulheres desempenham papéis secundários e no qual o drama se desenrola num conflito entre deuses e gigantes. Os deuses neste conflito aparecem em desvantagem e os grandes vencedores são os “gigantes de gelo” – os longos e cruéis invernos escandinavos!

No conflito com os gigantes cruéis liderados por Loki ... os deuses são acompanhados pelos heróis vindos de Valhala (local para onde iam todos aqueles que morriam com bravura em combate).

Um por um ... todos os deuses e herói caem (até mesmo Loki), o Sol e a Lua são “engolidos” pelos lobos que os perseguiam desde a sua criação. A Terra pega fogo, arde e fragmenta-se num apocalipse universal ... e depois, quase como se fosse um detalhe insignificante, a vida e a humanidade são extintas.

Mas de algum modo, uma segunda geração de deuses sobrevive ... outro Sol e outra Lua passam a existir e uma nova Terra surge ... uma nova vida ... uma nova humanidade!

Existe neste texto um certo paralelismo com o Livro de Daniel ou com o Apocalipse Cristão onde é descrita a luta entre o bem e o mal no Dia do Juízo Final e onde no fim se algo como ... “Eu vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra desapareceram ... " (Apoc. 21,1).

Quem influenciou quem?

HåÞÞ¥¢r¡¢këT
Pense o que quiser ... acredite no que quiser!